O livro "Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas", estudado em sala, apresenta em seu terceiro capítulo o tema "Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica". Façam a leitura do mesmo e apresente aqui, como comentário, sua compreensão do texto.
Prazo: até 16/10/2013.
O livro em questão traz uma discussão muito importante sobre os diferentes modos de ser letrado, em uma sociedade contemporânea, o que nos faz refletir sobre novas práticas pedagógicas, que leve em consideração a inserção do indivíduo dentro de um contexto de letramento que incorpore as novas tecnologias de informação, para que se constitua novos gêneros do discurso, de forma que estes, sejam feitos também de forma crítica, como são feitos através dos suportes tradicionais. Pois hoje em nossa sociedade tornou-se totalmente visível a necessidade de mudarmos nosso foco, para que haja uma expansão acerca da visão que temos sobre aquisição da leitura e escrita. Querendo ou não, nossos alunos estão inseridos em um contexto, onde a leitura e a escrita, na maioria das vezes, serão mediados pelas novas tecnologias, o que acaba trazendo sobre nós a responsabilidade de estudarmos mais, nos aprofundarmos mais, neste novo universo, com o propósito de compreendermos essas novas formas de letramento e encontramos a melhor forma de ensiná-las, de maneira que se torne acessível e eficaz a todos.
ResponderExcluirDaniele Tavares
Juliane Menezes
Jéssica Pinheiro
Thiago Delê
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ muito pertinente a discussão introduzida pela autora do artigo no que diz respeito às práticas pedagógicas de letramento e o papel da tecnologia nesse processo pois tais avanços constituem novas demandas exigidas pela sociedade que está cada vemz mais imersa no mundo digital.
ResponderExcluirO desafio proposto para a escola e o professor é tratar a tecnologia como um recurso facilitador do letramento e não como um fator de acomodação ou até como uma pedra no caminho daqueles que ainda não foram capazes de adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades da sociedade.
Sabemos que LETRAMENTO está diretamente ligado à ESCRITA e a tecnologia vem trazendo novidades nesse aspecto. A forma como o texto é estruturado em um computador difere da forma usual, no papel. O advento da internet nos oferece a possibilidade de acesso a inúmeros textos de diferentes gêneros discursivos, que mantém alguma relação entre si (intertextualidade). Tudo isso em poucos "clics".
O papel do professor é reconhecer e incorporar essas novas tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa, tendo-as como recursos na busca dos conhecimentos linguísticos.
Diane Brito
Joseane Ferreira
Salém Negrão
Silmara Marinho
Wesley Gomes
Pensar o letramento como "horizonte ético-político para a ação pedagógica nos espaços educativos" é pensar numa "inclusão comunicativa" de todos os sujeitos, isto é, a instituição escolar tem o dever de capacitá-los a utilizar as diversas linguagens que as tecnologias digitais proporcionam. É uma forma de democratizar estas novas maneiras de comunicação, uma vez que apreender suas linguagens é aprender uma "nova referência do mundo". E referência no mundo é o mesmo que situar-se no mundo por meio dos recursos semióticos de que a modernidade dispõe. Por isso a importância de se ampliar a linguagem, pois é uma maneira de se ampliar também os conhecimentos.
ResponderExcluirAlex Palheta
Deivison Oliveira
Mirian Lobato
Lucivander Queiroz